Bom dia,
O ataque começou com o bloqueio da pagina de gestão do Nas via browser, dizendo sobre bloqueio dos arquivos e pagamento de resgate, mais eu ainda tinha acesso aos arquivos e possibilitando fazer backup dos arquivos, já que o backup na nuvem estava muito devadar e iria demorar a finalizar.
Eu não tinha acesso a pagina de administrador pelo navegador para poder mudar alguma configuração assim como portas e os aplicativos via celular ainda havia acesso aos arquivos e configurações mais não possuem acesso a algumas configurações…
mais ontem por ver inúmeras tentativas em acessar o assustor, optei em desligar o NAS por segurança e no outro dia voltar a liga-lo e continuar os backups…
hoje chegando a empresa qdo liguei o NAS novamente, os diretórios permaneceram offline e eu percebi que ele havia mudado de IP, fui tentar acessalo via navegador com o novo IP para ver se havia acesso a tela de administração e para minha surpresa ele automaticamente se resetou !!
Está em uma tela de boas vindas com a possibilidade de configurar e iniciar o assustor, mais uma das etapas é configurar os HDS e eles são formatados no processo, mais eu não posso formatar os HDs.
Poderiam me orientar e ajudar em reativar o assustor e ele ler esses HDs e reconhecer os arquivos novamente ?
Tudo bem refazer as configurações do NAS novamente já que parece que ele se resetou sozinho, mais existe uma maneira de voltar a ler os arquivos do HD ? eu possuia um RAID0…
Agora que o assustor resetou sozinho, está sendo acessado normal pelo navegador, não apareceu novamente aquelas telas de aviso sobre criptografar arquivos e ou resgate…
aparentemente ele voltou ao normal…