Acesso remoto pelo mac osx

Olá, tenho um AS6604t e estou tentando configurar o acesso remoto através do mac osx.

Eu consigo acessar pelo browser via xxxmyasustor.com, porém nesta modalidade não consigo usar os arquivos para uma edição de vídeo por exemplo, ao menos que baixe tudo localmente, o que para mim perde a utilidade do servidor ser em nuvem.

OBS: Via conexão local eu consigo fazer o acesso tanto por Windows como por Mac e realizar o trabalho. Mas o meu objetivo é fazê-lo também remoto. Existe alguma opção?

Acesse o app Services e ligue o SMB, é o que eu uso. AFP é próprio pra Mac mas acho que SMB funciona melhor.

Obrigado pela resposta Afinotti.

Isso eu faço desde a rede local, porém não consigo acessar por este método (ou qualquer outro que não seja pelo browser) por rede externa.
Será que isso se deve por alguma incompatibilidade do meu roteador? Uso aquele Askey que vem junto com o serviço da Vivo Fibra e ele não aparece na lista de compatibilidade do site da asustor. Além disso quando vou em Definições>Ligar manualmente>EZ-Router>Ativar. Nunca consigo concluir a operação aparece assim:

Nota: Não foi encontrado nenhum router UPnP/NAT ou o seu router não tem UPnP/NAT activado. (Ref. 5813)

No entanto estou seguro que estão ativadas estas opções de UPnP/NAT no meu roteador.

Alguma ideia?

Olá, amigo! Também uso Mac e estou com o mesmo problema. Você encontrou alguma solução?