Pós ransomware - Nas resetou sozinho

Bom dia,
O ataque começou com o bloqueio da pagina de gestão do Nas via browser, dizendo sobre bloqueio dos arquivos e pagamento de resgate, mais eu ainda tinha acesso aos arquivos e possibilitando fazer backup dos arquivos, já que o backup na nuvem estava muito devadar e iria demorar a finalizar.

Eu não tinha acesso a pagina de administrador pelo navegador para poder mudar alguma configuração assim como portas e os aplicativos via celular ainda havia acesso aos arquivos e configurações mais não possuem acesso a algumas configurações…

mais ontem por ver inúmeras tentativas em acessar o assustor, optei em desligar o NAS por segurança e no outro dia voltar a liga-lo e continuar os backups…

hoje chegando a empresa qdo liguei o NAS novamente, os diretórios permaneceram offline e eu percebi que ele havia mudado de IP, fui tentar acessalo via navegador com o novo IP para ver se havia acesso a tela de administração e para minha surpresa ele automaticamente se resetou !!
Está em uma tela de boas vindas com a possibilidade de configurar e iniciar o assustor, mais uma das etapas é configurar os HDS e eles são formatados no processo, mais eu não posso formatar os HDs.

Poderiam me orientar e ajudar em reativar o assustor e ele ler esses HDs e reconhecer os arquivos novamente ?

Tudo bem refazer as configurações do NAS novamente já que parece que ele se resetou sozinho, mais existe uma maneira de voltar a ler os arquivos do HD ? eu possuia um RAID0…

Agora que o assustor resetou sozinho, está sendo acessado normal pelo navegador, não apareceu novamente aquelas telas de aviso sobre criptografar arquivos e ou resgate…
aparentemente ele voltou ao normal…

Estou com o mesmo problema aqui na empresa. o quiapamento do modelo AS1002T, foi infectado pelo ransoware, e preciso recurar alguns arquivos que não estava como .deadbold, porem o equiapmento ta resetado, e pra reestabeler o acesso a ele precisa configurar, e talz ação irá apagar(formatar) os hdd, e essa situação não pode ocorrer. nos ajudem pls.

No meu caso, meu equipamento é um AS4004T.
os meus arquivos não foram acessados ou modificados, eu tinha acesso normal e havia começado a fazer os devidos backups, mais segui as orientações de desligar o ASUSTOR, até que faz sentido… um NAS desligado não tem como ser invadido rs.
Eu estava recebendo pelo aplicativo do celular avisos de diversas tentativas de acesso ao NAS e achei que fosse mais seguro desligar do que só desconectar ele da rede. me enganei. agora ao ligar ele está como se tivesse resetado… estou preso como você nessa situação…

1 Curtida

Estou na esperança de alguem nos ajudar com alguma solução do qual o NAS inicia e depois aceita dois HDs novos, ve que existe um RAID e monta eles… rs
mais se o pior continuar… o mais proximo de ajuda que obtive foi nesse link:

Seria como ligar os HDs em um PC e rodar um programa que reconheceria que exite RAID neles e montaria o RAID para você obter acesso aos arquivos…

Galera eu consigo fazer a recuperação dos dados, para isso precisa seguir um procedimento. Não tentem reconfigurar o NAS senão irão perder os dados. Tenho canal no youtube para isso, não sei se consigo aqui falar e não cortarem a postagem.

Retirei um dos meus discos (estão em RAID1) e liguei numa máquina com Ubuntu. Já montei o disco e consigo aceder a todos os ficheiros. Continuam encriptados mas a ideia é guardar o tal do index.cgi e todos os ficheiros com extensão .deadbolt,a seguir vou procurar forma de desencriptar os dados. Entretando já posso reinicalizar o Asustor pra ver se fica operacional.

Cubo Geek - Herbert Santana
Pesquisei e conheço seu canal… assisti muitosss videos seu antes de comprar o Asustor…
me ajude por favor… não estou encontrando seu video que fala sobre ler no meu caso 2 HDs com RAID0 em um PC… qual programa devo usar ?

Estou subindo os vídeos sobre esses ataques que ocorreram, de antemão o software para usar é o Diskinternal Linux reader, não precisa usar linux direto, pode usar esse Freeware para ler, se era em raid os HDs, tem que ligar os 2 hds no pc pra ler.

1 Curtida

Galera, Boa tarde
Cheguei a tentar o programa Diskinternal, mais infelizmente meus dois HDs de 10T em RAID0 totalizando um drive de 20T, simplemente não apareceu o drive com todas as estruturas e tudo bonitinho como esperava…
MAISSS, recebi um e-mail da ASUSTOR que no qual estava informando uma nova atualização e com uma explicação um pouco confusa mais funcionou !
ao reiniciar o ASUSTOR ele reconheceu e voltou tudo EXATAMENTE como estava… todas as pastas compartilhadas e configurações e tudo como estava configurado…
SALVOU minha vida !!!
Espero que todos que estão passando com as mesmas dificuldades, tambem consigam…
Obrigado por toda a ajuda…

1 Curtida

Olá Thiago!
Fiquei interessado em saber sobre a solução dada.
Meu NAS também é o AS4004T.
O status é: uninitialized

Boa tarde, Então…
No meu caso o nas estava reagindo como se estivesse sido resetado. e para inicialização… as proximas etapas das boas vindas seria formatar os HDs… Como eu não podia fazer isso sentei e esperei… tentei por os HDs em um PC e rodar programas na tentativa de re-montar o RAID e assim eu obter acesso ao arquivos, mais não estava tendo sucesso… =/
ai recebi resposta do suporte do asustor e rolou uma atualização automatica no NAS e após a fiz a reinicialização do NAS e ai ele carregou como se não tivesse acontecido nada! kkkkkk
lindo e pleno!
Tudo exatamente como estava, compartilhamentos e pastas e tudo tudo!